Rede de clínicas que mais cresce quer entrar no Brasil

O fundador e CEO da rede de clínicas que mais cresce atualmente nos Estados Unidos – a American Family Care (AFC) –, Bruce Irwin, quer entrar no mercado brasileiro. A declaração foi dada na sexta-feira (15), durante palestra do empresário, que foi keynote speaker no primeiro dia do II Fórum Médicos S/A – ExpoClínicas, organizado pelo Grupo Criarmed. Maior evento de carreira, gestão e empreendedorismo da Medicina Brasileira, o encontro terminou no sábado (16), no WTC-SP, e teve em seus dois dias de programação palestras com nomes internacionais e expositores, além de sediar o I ECAM – Encontro de Carreira e Mercado de Acadêmicos de Medicina do Brasil.

Rede com mais de 180 clínicas espalhadas por 26 estados nos EUA, a AFC é pioneira no modelo norte-americano de fast-clinic – conceito de clínicas de cuidados de urgências não emergentes a preços acessíveis, inspirado em cadeias de fast-food.  “O Brasil é um mercado com grande potencial e já estamos conversando com alguns possíveis parceiros para trazer a AFC ao país”, contou o empresário, que teve a palestra mediada pelo chapter leader da SoPE Brasil (Society of Physician Entrepreneurs), o anestesiologista Marco Delazzo.

A AFC foi criada em 1982 por Irwin, na época médico especialista em cuidados primários trabalhando em urgências lotadas, que assistia diariamente pacientes com tosse, arranhões e fraturas menores lotarem os Pronto Socorros de sua cidade – Birmingham, no Alabama. “Enxerguei ali uma oportunidade, ao entender que essas situações de urgência poderiam ser tratadas melhor e de forma mais barata em outros lugares”, lembrou o empresário sobre a rede que atualmente é a maior prestadora mundial de atendimento de urgência e familiar.

O segredo para o rápido crescimento, segundo Irwin, é escolher locais de grande fluxo de pessoas para se instalar. Nesse sentido, o empresário tem um “macete”: “siga as lojas Wal-Mart e Target”, empresas muito populares nos EUA. A conclusão não é à toa – a AFC, que precisa de 30 pacientes por dia para se equilibrar, sempre investiu em estudos detalhados de população e tráfego para descobrir as melhores localizações de suas unidades. A rede percebeu que, ao transferir uma clínica antiga para um centro comercial da Wal-Mart, meio quilômetro ao lado, o pico imediato de atendimentos poderia aumentar em 30% ou mais.

O projeto, que acaba de receber um investimento de 1 bilhão de dólares da American Development Partners para a criação de 300 novas franquias, rendeu a Irwin alguns prêmios e indicações. O último foi em junho de 2017, quando foi eleito Empresário do Ano na Saúde, pelo Ernst & Young Award – premiação norte-americana que homenageia empreendedores conforme critérios como inovação, desempenho financeiro e responsabilidade social.

Em 2018, o Grupo Criarmed vai levar uma comitiva de médicos para o Alabama, sede da primeira clínica da AFC. Interessados em participar da equipe devem enviar e-mail para missaoalabama@grupocriarmed.com.br, com nome e contatos.

apoio

Realização

Agência Oficial